Apesar de seu porte intimidador e sua cara de mau, o Bull Terrier é um cão muito afetuoso com sua família, principlamente com seu dono e crianças. Porém, precisa de um manejo rígido pelo fato de ser extremamente forte, e atenção à sua extrema dominância diante de outros cães.
Estes clássicos terriers ingleses cheios de energia, são fortes e brigões. Tanto os terries de pêlo liso, quanto os terriers de pêlo duro possuem as mesmas características, exceto pela textura da pelagem.
História do Fox TerrierA raça Fox Terrier, conhecida desde o século XVI na Inglaterra, apresenta duas variedades, o Fox Terrier de pelo liso, o mais antigo, e Fox Terrier de pêlo duro. Os seus antepassados foram Teckels, Beagles e antigas raças de Terriers. Este destemido cão foi selecionado por volta de 1810 para a caça ao javali, ao texugo e principalmente à raposa (de onde provém o seu nome), quando entrava vorazmente em sua toca para o combate mortal. Com a criação do Fox Terrier Club, foi estabelecido um standard para as duas variedades. Tornou-se no Terrier mais célebre do universo cinófilo. A variedade de pêlo liso está menos difundida que a variedade de pêlo duro.
O Terrier Escocês ou Scottish Terrier, é um excelente caçador de pequenos animais, foi criado na cidade de Aberdeen, na Escócia. Este pequeno terrier de pernas curtas é bem robusto e sua boca é exageradamente grande em relação ao corpo, possui dentes fortes, uma das maiores arcadas das espécies caninas.
O Kerry Blue Terrier, também conhecido como Terrier Azul Irlandês, tem como características sua cor azulada e seu pêlo levemente ondulado. É um cachorro muito Inteligente e dedicado, ótimo para pastoreio de ovelhas, também têm sido usado como cão polícial na Irlanda.
0 comentários
Determinado ao extremo, o American Pit Bull Terrier é inteligente e devotado a seus donos. É o grande atleta do mundo canino, sendo uma ótima companhia para quem aprecia a pratica de esportes ao ar livre. Esta raça foi desenvolvida para atuar como cão de combate, tendo a agressividade dirigida geralmente a outros cães. Muitas histórias surgiram em torno dessa raça.
O Fox Paulistinha também é conhecido como Terrier Brasileiro, essa magnífica raça une energia e agilidade a uma grande capacidade de aprendizado. Se for bem adestrado ele pode se tornar um ótimo cão de companhia, de guarda de alerta e até mesmo um caçador de pequenos animais. Juntamente com o Fila Brasileiro, é uma das duas raças nacionais que contam com reconhecimento internacional atualmente.
Mesmo sendo um dos terriers mais antigos, nativos da Irlanda, atualmente encontra-se o maior numero deles nos Estados Unidos. Ele é considerado o antepassado do Kerry Blue Terrier e do Terrier Irlandês. Foi utilizado como cão de pastoreio, cão de guarda, e cão caçador de texugos, ratos, coelhos e até mesmo de lontras.
Esta magnífica raça tem como ponto principal característica a sua personalidade cheia de inteligência e entusiasmo. O Jack Russell era um exímio caçador, quando não estava em caça junto aos Hounds, passava seu tempo livre perseguindo pequenos roedores e animaizinhos em geral.
Os cães da raça American Staffordshire Terrier são dóceis, inteligentes, excelentes guardiões e protegem devotadamente seu dono, vale lembrar que pela sua força e valentia foi muitas vezes transformado em máquina de briga, mas este cão tem inúmeras outras qualidades, conseguindo até distinguir se a pessoa que se aproxima tem boas ou más intenções, podendo ainda, com um pouco de treino, conviver pacificamente com outros cães.
O Staffordshire Bull Terrier é uma raça oriunda dos antigos Bulldogues cruzados com Terriers. Corajoso, destemido e fiél, totalmente confiável, especialmente com crianças, sem a menor agressividade. Essas características fazem essa maravilhosa raça ser uma das mais procuradas atualmente.
Este magnífico Terrier de pernas curtas e barba vistosa, foi desenvolvido para acompanhar os sabujos em perseguição à lontra, ao texugo e à raposa. Com suas pernas ágeis, seu espírito de luta e determinação, ele seguia suas presas nas tocas subterrâneas, lutando até o fim.
O “westie”, como é carinhosamente chamado por seus adimiradores, é originário das montanhas da Escócia ( daí o seu nome que em português significa “terrier branco das terras altas do oeste”). Considerado hoje por todos os seus entusiastas como um dos cães mais atraentes dos terriers escoceses, este cão foi criado para caçar lontras e animais predadores. Uma das razões para a criação seletiva do Westie é a sua pelagem de um branco puro, que o distingue entre as folhagens escuras, o que facilita localizá-lo durante a caçada.
Um dos poucos Terriers que surgiram fora da Grã-Bretanha. O Terrier Australiano é um cão forte e ativo, foi desenvolvido pelos primeiros colonizadores para trabalhar em condições muitas vezes inóspitas, inicialmente foi usado no controle de ratos e também para matar cobras venenosas, mas logo se transformou em um cão de companhia alegre e charmoso.
Antigamente tido como um irritado e tenaz caçador, o Manchester Terrier foi desenvolvido para a caça ao coelho e o extermínio de ratos. Com os anos estas características se perderam, mas seu senso de alerta e vivacidade ainda estão a flor da pele.
Diretamente da região fronteiriça entre Escócia e a Inglaterra, nasceu essa raça útil e valente, conhecida como Border Terrier. Seu pêlo áspero e denso o ajudava a acompanhar os caçadores em suas longas, tortuosas e frias caminhadas em perseguição à raposa.
Os Terriers de Norfolk e Norwich foram as contribuições da Ânglia do Leste para a variedade de Terriers britânicos. Dois cães muito parecidos, mas pode ser observado que as orelhas do Norwich são eretas, e as orelhas do Norfolk são caídas, eles foram reconhecidos recentemente como duas raças distintas pelo Kennel Club dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.
Seu nome foi tirado de um personagem chamado Dandie Dinmont, fazendeiro do livro Guy Mannering, de Sir Walter Scott. Este pequeno valente era um exímio caçador de predadores, coelhos, lontras e texugos. Hoje é um dos cães mais valorizados por sua aparência única.
O Cairn Terrier é um dos menores Terriers de trabalho já mostrados neste guia de raças. Seu nome vem da palavra gaélica Cairn, cuja o significado seria "um monte de pedras". Nas terras altas da Escócia existem muitos montes de pedras empilhadas, os quais historiadores dizem ser antigos tumulos romanos. Sua especialidade era caçar presas que normalmente se escondiam nesses montes, como roedores, doninhas e muitas vezes o arisco gato selvagem escocês.
O Bedlington é forte, rápido, e muito corajoso. Um cão fascinante, não é a toa que era o sonho de todo caçador. Alcançava grande sucesso abatendo lontras, animais predadores e até raposas. Com o tempo a raça foi refinada até se tornar um excelente cão de companhia. A tosa e os cuidados diferenciaos deram o toque final à sua distinta aparência.
O Airedale Terrier é originário da região de Yorkshire, sendo mais preciso do Vale do Aire. Sua função era caçar lontras, onde este forte cão cheio de energia tinha seu grande sucesso. Sua paixão pela água faz dele um exímio nadador.